Olá meninas!
Hoje começamos a contar a história dos acessórios pelas épocas aqui na Gllam! Nada melhor do que analisar a história da beleza e do glamour para entendermos o porquê de ficarmos doidinhas pelas tendências de hoje >.< Vamos então voltar lá no passado pra ver o que nós mulheres achávamos um mimo?
E tudo começa nos anos 20! Sim, sim! Ali, bem depois da Belle Époque (que vai de 1910 a 1914). O mundo vivia um período de prosperidade. A primeira grande guerra acabada, os Estados Unidos florescendo em crescimento e a vida cultural, mais agitada do que nunca! O jazz, a Semana de Arte Moderna no Brasil, o cinema desenvolvendo-se e moldando o american way of life. Era uma época de alegria, de convivência de pós-guerra, apelidada de Loucos anos 20. Surgia a máquina a vapor, a eletricidade, o telefone e tantas outras revoluções tecnológicas que o mundo experimentaria durante os próximos anos.
E a mulher... A mulher e a moda em revolução! O vestido vem com tudo e para essas meninas, loucas por uma noite de Jazz, um vestido sem acessórios era somente um vestido. As perolas que a estilista destaque da época Coco Chanell fazia questão de sempre ostentar, eram obrigatórias ao acompanhar os belos vestidos de seda inspirados pelas belas atrizes Gloria Swason e Mary Pickford.
O penteado La Garçonne ganha destaque, sempre acompanhado de um chapéu de tubo, perfeito para os passeios diurnos. O laço ou o broche nos acessórios para a cabeça eram uma grande tendência da época. Tudo para acompanhar com leveza e poder o penteado curto, da mulher moderna e sensual que os anos 20 apresentava a sociedade.
Os colares, com grandes pingentes ou adornos, eram o grande destaque nos acessórios. Davam valor ao colo feminino, que agora era mostrado livre dos espartilhos do século 19, sobretudo pelas criações dos estilistas mais ousados.
Bolsa carteira, de alças longas, com acabamentos nos fechamentos geralmente ostentando metais de brilho. Estampas finas e clássicas, dando valor ao visual de poder e feminilidade da época. As bolsas ajudavam na composição dos looks com os vestidos de seda e com os acessórios alongados.
Os brincos eram sempre um detalhe a mais, usados em conjunto com o chapéu e o penteado curto. Longos, dando valor ao rosto e as mechas que se encontravam nas orelhas. Pérolas, combinadas com os colares longos de Coco Chanel e suas criações.
Falando em Chanel, é dela a criação da fragrância de sucesso mundial Chanel nº 5 e os tailleurs , que ditam moda até os dias de hoje.
E vocês meninas, o que acham da moda dos anos 20? Alguma semelhança nos acessórios com a composição dos looks atuais? Comentem ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário